Dia 05 - LÚCIFER e JESUS (?!?)

LÚCIFER e JESUS (?!?) (por MGA)

DEUS SEMPRE FALA DE UM MODO PROFÉTICO !!! (é preciso entender e compreender ISSO...)

Esse é “o modo” de Deus falar ! Ele é assim ! É a linguagem de Deus !

Profeticamente, quando DEUS quer falar algo, ELE FALA POR PARÁBOLAS !!!

Alguém dirá: Mas “por que” Deus fala desse modo ? Ora, por que não fala logo ás claras ???

A RESPOSTA foi Jesus quem deu: “...para que VENDO, VEJAM, e NÃO PERCEBAM...e OUVINDO, OUÇAM, e NÃO ENTENDAM... (e alguém dirá: Mas por que ???) , PARA QUE NÃO SE CONVERTAM !” (Marcos 4: 12)

DEUS TEM OS SEUS PROPÓSITOS !!!!! (e precisamos com temor respeitá-los, ainda que não entendamos totalmente como Ele entende...)

Deus mesmo disse: “Pois os Meus pensamentos NÃO SÃO os vossos (nossos) pensamentos, nem os vossos (nossos ) caminhos os Meus caminhos, diz o Senhor... Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim SÃO OS MEUS CAMINHOS mais altos do que os vossos (nossos) caminhos, e OS MEUS PENSAMENTOS MAIS ALTOS do que os vossos (nossos) pensamentos...” (Isa. 55: 8 e 9)

Ora... se OS PENSAMENTOS DE DEUS são mais altos do que OS NOSSOS PENSAMENTOS, então fica claro QUE ELE PENSA DIFERENTE DE NÓS !!! (infinitamente diferente de nós...)

E segundo os Seus pensamentos (da forma que Ele pensa) Ele fala “de um modo” Divino e Sobrenatural, por ser Deus, Senhor, Rei, Soberano, o Altíssimo, o Eterno...

Por isso Jó disse: “Pois DEUS fala ora de um modo, ora de outro, EMBORA O HOMEM POSSA NÃO ATENTAR (não perceber, não discernir) PARA ISSO...” (Jó 33:14)

Ora, para com ESSES TEXTOS que estou citando não há “interpretações doutrinárias”, pois É A PALAVRA DO DEUS ETERNO, independente de onde está escrito.....e para qual povo é.....

É preciso ATENTAR para isso ! DEUS FALA DE UM MODO PROFÉTICO ! (pra mim ISSO está claro...)

Mas, o que seria “UM MODO PROFÉTICO” de falar ????

É “um modo” de falar por meio de revelações , onde mistérios divinos são discernidos pelos Seus profetas.... (ou a quem Ele revelar os Seus mistérios...)

Por isso o profeta Daniel disse: “Há UM DEUS nos céus o qual REVELA MISTÉRIOS !” (Dan. 2:28)

Entremos então NOS MISTÉRIOS de Deus, que aprouve a Ele nos revelar.....

“Como CAÍSTE DO CÉU, ó “estrela da manhã”, filha da alva ! Como FOSTE LANÇADO POR TERRA, tu que debilitava as nações !

Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte.

Subirei acima das mais altas nuvens, serei semelhante ao Altíssimo....

Mas serás levado á cova, ao mais profundo abismo....” (Isa. 14: 12 a 15)

OBS: “Estrela da manhã” foi um tipo de “sátira” a Lúcifer, o anjo caído, que foi expulso do céu... (Ora, todos sabem que NÃO EXISTE “estrela de manhã”, estrela somente a noite, PARA ILUMINAR a terra... De manhã a terra NÃO PRECISA ser iluminada...pois “O SOL” a ilumina... JESUS sim é a Verdadeira Estrela da manhã, ou seja, QUE ILUMINA A TODOS EM TODA A TERRA, independente de ser de dia ou de noite....perto ou longe...pois é Onipresente....)

Ora, Jesus foi chamado de SOL DA JUSTIÇA, pelo profeta Malaquias:

“Mas para vós que temeis o Meu nome, nascerá o sol da justiça, TRAZENDO SALVAÇÃO debaixo das suas asas...” (Malaq. 4:2)

(...o texto diz respeito a Jesus, o Salvador... Veja Mateus 1:21 – Atos 4:12...)

Este texto profético de Isaías é referência bíblica, de outro texto, também profético:

- PROFECIA SOBRE O REI DE TIRO

{ ...que é uma alusão a Adão (nome dado no Éden) / diabo (nome dado á Lúcifer ao ser lançado na terra... }

“Veio a mim (Ezequiel, o profeta) A PALAVRA DO SENHOR:

Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus;

Eis que tu és mais sábio que Daniel ? Não há segredo algum que se possa esconder de ti ?

Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros.

Pela extensão da tua sabedoria no teu comércio aumentaste as tuas riquezas; e eleva-se o teu coração por causa das tuas riquezas;

Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Porquanto estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus,

Por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e mancharão o teu resplendor.

Eles te farão descer à cova e morrerás da morte dos traspassados no meio dos mares.

Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? mas tu és homem, (profeticamente, entendemos que se refere a Adão) não Deus, na mão do que te traspassa.

Da morte dos incircuncisos morrerás, por mão de estrangeiros, porque eu o falei, diz o Senhor DEUS.

Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

Estiveste no Éden, jardim de Deus; (ora, QUEM estava no Éden segundo a Bíblia ? Qual “homem” (verso 9) em toda a Bíblia, que estava no Éden ???) de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.

Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.

Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.

Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te veem.

Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá. (Ezequiel 28:2 a 19)

---- Se olharmos para o texto de Ezequiel apenas “NA LETRA”, veremos apenas uma história e uma referência ao príncipe de Tiro... (ver verso 2), mas se olharmos “de um modo profético”, que é COMO DEUS VÊ, veremos DEUS (através do profeta Ezequiel) tratando de UM OUTRO ASSUNTO.... (por isso o apóstolo Paulo orou para que tivéssemos olhos iluminados... Efés.1:.18, ou seja, olhos para ENXERGAR ALÉM DA LETRA....porque OS MISTÉRIOS DE DEUS estão além da letra..... Por isso também Paulo disse que A LETRA MATA, mas O ESPÍRITO VIVIFICA... (II Cor. 3:6), ou seja, É QUEM DÁ VIDA Á PALAVRA DE DEUS.... (para que Ela não fique apenas um “livro histórico” consumidos pelos anos, séculos e g erações....)

É o ESPÍRITO SANTO que dá vida á Bíblia !!!! Por isso Ela se mantém TÃO VIVA , NOVA E ATUAL !!! Não fica velha nunca !!! Nunca cai no esquecimento....porque A PALAVRA DE DEUS (não a letra) é sempre revelada pelo Espírito Santo... ABA,PAI....

Vejamos Isaías 14:12 numa versão mais antiga, de Antônio Pereira Figueiredo, do ano de 1.821... (vou escrever, como se escrevia em seu tempo...)

“Como cahiste do Ceo, ó Lucifer, tu que ao ponto do dia, parecias tão brilhante ? Como cahiste por terra tú, que férias as Nações ?

Que dizias no teu coração, subirei ao Ceo, exaltarei o meu Throno assima dos Astros de Deos, assentarme-ei no monte do Testamento, aos lados do Aquilão.

Subirei assima da altura das nuvens, serei semelhante ao Altíssimo.

E como tudo no Inferno será precipitado até ao profundo do lago...”

(Isaias XV : 12 a 15 – VULGATA LATINA – Versão Antonio Figueiredo – 1.821)

Agora veremos uma versão moderna, dos nosso dias:

“Como CAÍSTE DO CÉU, ó “estrela da manhã”, filha da alva ! Como FOSTE LANÇADO POR TERRA, tu que debilitava as nações !

Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte.

Subirei acima das mais altas nuvens, serei semelhante ao Altíssimo....

Mas serás levado á cova, ao mais profundo abismo....”

(Isa. 14: 12 a 15 – Bíblia Editora VIDA – Edição Contemporânea – Bíblia Thompson)

PERCEBA que a versão de 1.821 em Isaías 14: 12 diz: “Como cahiste do Ceo, ó Lucifer...” (na Língua Portuguesa de hoje: Como caíste do céu, ó Lúcifer...) e na versão dos nossos dias diz: “Como CAÍSTE DO CÉU, ó estrela da manhã...”

OBS: (Essa tradução que diz “estrela da manhã”, tem confundido alguns crentes modernos, por causa de outro texto que também (na Bíblia moderna) diz “estrela da manhã...”

Vejamos:

“Eu, JESUS, enviei o meu ano para vos testificar estas coisas ás igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente “estrela da manhã...” (Apoc. 22: 16 – Bíblia Edit. VIDA – Edição Contemporânea – Bíblia Thompson)

Vejamos então na VULGATA LATINA de 1.821, o mesmo texto:

“Eu Jesus enviei o meu Anjo para vos dar testemunho destas cousas nas Igrejas. Eu sou a raiz e a geração de David, a estrela resplandecente, e da manhã...” (Apocalypse XXII: 16)

PERCEBA que está claro, que “a estrela da manhã” de Isaías 14:12 É UMA...e a “Estrela da manhã” de Apocalipse 22:16 É OUTRA..... (isso é indiscutível...)

  1. A “estrela da manhã” de Isaías 14: 12 FOI LANÇADA NA TERRA ! (que não foi o caso de JESUS, a Estrela da manhã de Apocalipse 22:16....) Essa “estrela da manhã” de Isaías 14:12 dizia: “Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte. Subirei acima das mais altas nuvens, serei semelhante ao Altíssimo.... Mas serás levado á cova, ao mais profundo abismo...”

Veja que JESUS NUNCA DISSE ISSO !!! Façamos uma breve analogia do texto:

- JESUS NÃO FOI LANÇADO NA TERRA ! { JESUS nasceu GERADO PELO ESPÍRITO SANTO... Mat. 1: 18 a 20) }

- JESUS NUNCA DISSE “...eu subirei ao céu acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono !” { ...pois Ele, Jesus, já estava no céu, Paulo disse que ELE É O PRIMOGÊNITO DE TODA A CRIAÇÃO (Colos. 1:15), Paulo disse que Ele, Jesus, É ANTES DE TODAS AS COISAS, e TODAS AS COISAS subsistem por Ele... (Colos. 1:16) }

- JESUS NUNCA DISSE “...subirei acima das mais altas nuvens, serei semelhante ao Altíssimo !” { ...pelo contrário, Jesus disse: EU E O PAI SOMOS UM ! (João 10:30), JESUS “não teve por usurpação “ser igual” a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens... Filip. 2: 6 e 7) }

- JESUS NÃO FOI LEVADO AO MAIS PROFUNDO ABISMO ! { ...ao morrer NA CRUZ reconciliou com Deus os que estavam destituídos por causa do pecado de Adão... II Cor. 5:18... }

ESSE NÃO É O PERFIL DE JESUS !!!!! (Tá claro ou não tá claro ??????????)

Estou te mostrando que ISAÍAS 14:12 NÃO SE REFERE Á JESUS !!! Mas á Lúcifer (que ERA NÃO É MAIS, um “portador de luz”, e isso ANTES DE SER EXPULSO DO CÉU...e SER LANÇADO NA TERRA....como diz em Apocalipse 12:9 , 13...)

  1. A “Estrela da Manhã” de Apocalipse 22:16 É A RAIZ e A GERAÇÃO DE DAVI ! (...tem uma linhagem...tem uma genealogia.... Deus mesmo REVESTIDO EM CARNE e que hoje habita em nós na manifestação do Seu Espírito, que habita em nós.... I Cor. 3:16 – I Cor. 6:19 }

Além de ser uma questão de hermenêutica (de interpretação) também é óbvia !

Ou seja, O TEXTO DE ISAÍAS que diz “estrela da manhã” (na versão Bíblia Thompson) SE REFERE A LÚCIFER (na versão de Figueiredo de 1.821), e O TEXTO DE APOCALIPSE que diz “estrela da manhã” SE REFERE A JESUS !!!

  1. QUEM É LÚCIFER ? --- O nome significa “portador de luz”. Um anjo que FOI EXPULSO do céu, lançado na terra, juntamente com a terça parte dos anjos do céu, onde recebeu o nome de diabo.... (e que FOI ANIQUILADO pela morte de Jesus, de conformidade com Hebreus 2:14) , como está escrito: “Viu-se também outro sinal no céu. Um grande dragão vermelho que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre suas cabeças sete diademas. A sua cauda LEVOU APÓS SI A TERÇA PARTE DAS ESTRELAS (anjos) DO CÉU, E LANÇOU-AS SOBRE A TERRA... E houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o Dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas n&atild e;o prevaleceram nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, que engana a todo mundo. Ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele... ” (Apoc. 12: 3 a 9)
  2. QUEM É JESUS ? ----- O Senhor, o Salvador, o Rei dos reis, Deus mesmo que se revestiu em carne (I Timó. 3:16) e aniquilou o diabo com Sua morte, na cruz... (Heb. 2:14)

UMA FALSA INTERPRETAÇÃO tem dito que “Lúcifer é Jesus” (!?!) só porque “as traduções modernas” usam a expressão “estrela da alva” tanto para Isaías 14:12 como para Apocalipse 22:16....

Além de ser UMA HERESIA dizer isso... Além de ser uma ABERRAÇÃO (soa até como blasfêmia) atribuir (ou comparar) A UM ANJO a Soberania de Jesus, que é o próprio Deus, que é Pai (CRIADOR), Filho (SALVADOR) e ESPÍRITO SANTO (QUE HABITA EM NÓS)

Ora....creio que RECORRENDO AO ESPÍRITO SANTO Ele mesmo deixará claro em nossos corações sobre ESSE ERRO DE INTERPRETAÇÃO, que alguns lamentavelmente caíram... por falta de um pleno conhecimento e de revelação...

Digo RECORRER AO ESPÍRITO SANTO, porque JESUS disse que O ESPÍRITO SANTO é quem NOS GUIA EM TODA A VERDADE (João 16:13) e quem NOS ENSINA TODAS AS COISAS (João 14:26) , como também nosso amado irmão e apóstolo Paulo disse que O ESPÍRITO SANTO É QUEM TESTIFICA em nosso espírito... (Romanos 8:16)

Para que o crente não caia nesse ERRO DE INTERPRETAÇÃO, é preciso sempre OLHAR PARA A SÃ DOUTRINA, estabelecidas pelo apóstolo Paulo, em suas 14 cartas, fazendo sempre uma SIMPLES PERGUNTA: “AONDE PAULO DISSE ISSO NA BÍBLIA ????”

Pois foi o apóstolo Paulo QUEM COLOCOU O FUNDAMENTO (I Cor. 3:10) desta Nova Aliança !!! E aonde na Bíblia Paulo disse que “Lúcifer é Jesus” ?????? (?!?) Não vão encontrar em nenhum lugar Paulo dizendo essa ABERRAÇÃO...misturada com falta de conhecimento, que resulta numa GRANDE HERESIA.....

Simples assim....

Paulo disse:

“NÃO VOS DEIXEIS ENVOLVER POR DOUTRINAS VÁRIAS E ESTRANHAS ! Bom é que o coração se fortifique COM A GRAÇA, e não com alimentos (com coisas) que NÃO TROUXERAM PROVEITO NENHUM aos que com eles se preocuparam....” (Heb. 13:9)

Não se deixe enganar por FALSAS INTERPRETAÇÕES chamadas de “novas revelações...”

Não... NÃO SÃO NOVAS REVELAÇÕES, SÃO VELHAS HERESIAS !!!! (conhecidas há muito pelos pais das igrejas....)

...e precisamos COM AUTORIDADE E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO combater fortemente, para que “os fracos na fé” não sejam contaminados e naufraguem na fé.....

Minha oração é para que OS HEREGES dos nossos dias, tenham coragem PARA REVOGAR TAIS HERESIAS, assim como tiveram A INSENSATEZ de anunciarem para o povo de Deus....

“...guardes este mandamento imaculado e irrepreensível até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, a qual no tempo próprio há de ser revelada pelo BENDITO E ÚNICO SOBERANO, Rei dos reis e Senhor dos senhores... Aquele QUE TEM, ELE SÓ, A IMORTALIDADE, e HABITA NA LUZ INACESSÍVEL, a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual SEJA HONRA E PODER SEMPITERNO. AMÉM.” (I Timó. 3: 14 a 16)

“Aquele que é Poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o Seu poder que em nós opera...A ELE SEJA GLÓRIA NA IGREJA E EM CRISTO JESUS, por todas as gerações para todo o sempre. Amém.” (Efés. 3:20 e 21)

“Ora, Àquele que é Poderoso PARA VOS GUARDAR DE TROPEÇAR e apresentar-vos jubilosos e imaculados diante da Sua glória... AO ÚNICO DEUS, NOSSO SALVADOR, POR JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos agora e para todo o sempre. Amém.” (Judas 24 e 25)

“A GRAÇA seja com todos OS QUE AMAM COM AMOR PERENE, a nosso Senhor Jesus Cristo...” (Efés. 6:24)

“A GRAÇA DO SENHOR JESUS seja com todos. Amém.” (Apoc. 22: 21)

Marcos Gomes Apóstolo

Ministério GRAÇA e APOSTOLADO – MGA

Dez/2019

"Um Ministério SÉRIO para pessoas SÉRIAS, que levam A SÉRIO a Palavra de Deus....."

********************************************************************************************************************************